Como economizar em Ligações para celular usando um PABX?
Janeiro 22, 2018

O que é um PABX?

Basicamente um PABX otimiza os processos de atendimento. Antigamente uma empresa que tivesse 50 funcionários precisaria solicitar 50 linhas e instalar uma para cada funcionário, onerando muito o custo com telefonia,  com o surgimento do PABX tudo mudou, ele veio para centralizar as linhas fornecidas pela central pública e distribuir as chamadas através de ramais instalados pela empresa.

Um PABX centraliza todas as linhas de entrada, sejam elas: Analógicas, Digitais, IP e Celulares. Essas chamadas entrantes, podem ser distribuídas (através de programação), para uma placa de pré-atendimento, uma telefonista, um grupo de ramais, para uma outra central de PABX (através de interligação), ou para ramais individuais através de DDR* (explicaremos a frente os DDR´s). As chamadas atendidas por uma placa de pré-atendimento recebem uma gravação com o nome da empresa e geralmente com algumas opções de setores, caso os atendentes estejam ocupados é possível reter essa chamada até que um atendente desocupe assim ligação é transferida automaticamente sem nenhuma intervenção humana. Em um grupo de ramais a ligação é transferida ao ramal que estiver a mais tempo sem uso de forma cíclica, ou linear onde sempre tocará no primeiro ramal só se este ramal estiver ocupado que tocará no próximo e assim sucessivamente, tem também o toque múltiplo onde tocam todos os ramais do grupo simultaneamente.

As ligações de saída podem utilizar as mesmas linhas fornecidas para receber ligações (linhas bidirecionais), podemos ter uma linha antiga (analógica) que o cliente tem a 20 anos e não quer se desfazer do número ligada no PABX apenas para receber ligação, um feixe de linhas digitais (E1) com 10, 20, 30… DDR´s para efetuar ligações locais para telefones fixos, uma Interface Celular com um chip de operadora celular para ligações para celular locais e DDD (dependendo do plano essas ligações podem ter custo zero), uma linha VoiP para efetuar ligações para telefones fixos DDD e DDI, desta forma configuramos uma rota de menor custo, onde o usuário apenas discara o número desejado e o PABX quem vai decidir por qual linha será feita a chamada, economizando e muito nas ligações.

Como sitamos a cima temos diversos tipos de linhas e consequentemente diversos modelos de PABX, analógico, digital, IP e hibrido, cada um tem característica própria em relação a capacidade de linhas e ramais e possibilidade de ligação das linhas, sejam elas: analógicas, digitais, IP e celular. Consideramos necessário o auxilio de uma empresa especializada para te orientar qual a marca e o  modelo mais adequado à sua real necessidade.

Temos um material exclusivo que explica mais a fundo sobre PABX clique aqui para baixar.

Em breve publicaremos novas matérias relacionadas, como acessórios, falaremos sobre o DDR e outras coisas relacionadas ao PABX. Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas, mais se preferir pode entrar em contato conosco, muito obrigado!