Como economizar em Ligações para celular usando um PABX?
Janeiro 22, 2018
Como diminuir os custos na conta telefônica?
Fevereiro 5, 2018

Linha Analógica, Digital ou IP, qual a diferença?

Linhas Analógicas ou Troncos Analógicos, são termos usados para definir essa tecnologia, as linhas analógicas são entregues pelas operadoras através de um par te fio metálico aos usuários residenciais ou comerciais. Esta linha entregue em uma residência geralmente é ligada diretamente à um telefone comum com ou sem fio, quando entregue em uma empresa deve ser conectado à um PABX através de placa de tronco analógico.

Características:

  • Identificação de chamadas (bina), através de protocolos DTMF (Dual Tone Multi Frequency) ou FSK (Frequency Shift Keying), este serviço deve ser contratado e pago separadamente por linha;
  • Tronco chave ou busca automática, serviço que agrupa as linhas fornecendo um único número aos clientes, quando uma linha está ocupada a ligação é direcionada para a próxima linha livre, este serviço deve ser contratado e pago separadamente por linha;
  • Chamada em espera, mais utilizada em residências;
  • Correio de voz, opção de deixar uma mensagem, mais utilizada em residências;

Linhas Digitais ou Troncos Digitais (E1), são os termos usados para definir essa tecnologia, as linhas digitais são entregues pelas operadoras através de dois pares metálicos, fibra óptica ou VoiP, que são ligados à um modem e são instaladas em empresas, necessariamente deve ser ligada à um PABX através de uma placa tronco digital E1 ou ISDN.

Características:

  • Fornece até 30 linhas por modem;
  • Identificação de chamadas inclusa;
  • Busca automática ou tronco chave incluso, 30 pessoas podem ligar em um mesmo número e falar simultaneamente;
  • DDR (Discagem Direta ao Ramal), os quatro últimos números são o número de seu ramal, exemplo: temos um número chave (principal), 2953-8686 e temos os DDR´s 8680-8689, o final 8686 toca na telefonista por se tratar de número principal, o 8681 no ramal de um vendedor, 8682 no ramal do financeiro e assim sucessivamente, onde o cliente pode ligar diretamente no ramal da pessoa desejada como se fosse uma linha direta;
  • Qualidade da chamada sem ruídos ou interferências;

Linhas ou troncos IP ou VoIP, são os termos usados para definir essa tecnologia, as linhas VoIP são entregues pelas operadores através da Internet utilizando cabo de rede UTP, podem ser usadas por empresas ou residências, ligadas à um aparelho IP, computador, ATA, ou celular através de um aplicativo softphone.

Características:

  • Todas as facilidades sitadas à cima;
  • Atendedor Automático;
  • Encaminhamento avançado de chamada;
  • Fila de chamadas;
  • Videoconferência;
  • Integração com aplicativos de negócios;
  • Aplicativos para celular (softphone);
  • Gravação de chamadas;
  • E mais…

 

Estas são as tecnologias mais utilizadas atualmente e as principais características de cada uma, porém, se ainda assim tem dúvidas de qual seria a melhor tecnologia para você ou seu negócio, nossos profissionais são especializados e podem te ajudar, você pode entrar em contato conosco no telefone: (11)2953-8686 ou clicar aqui e preencher um formulário super simples que nós entraremos em contato contigo o mais breve possível.